Faça o seu PEDIDO DE MÚSICA

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Publicidade Publicidade

Quem Somos Quem Somos

RÁDIO CALIFÓRNIA


Vivíamos o final da década de 1970 e comecinho dos anos 1980. Contávamos em torno de três anos de idade, quando uma tia nossa, a radialista Vilma Bianchi, nos levou para conhecer os estúdios da Rádio Inconfidência, de Belo Horizonte, uma emissora estatal em que aquela profissional trabalhava. Existem coisas que não saem da cabeça da criança e que viajam para sempre na cabeça do adulto. Era um estúdio de rádio e, obviamente, tinha microfones, luzes piscando, ponteiros se mexendo. Vilma Bianchi pediu ao operador que ligasse as carrapetas para gravar alguma coisa. Foi aí que tudo aconteceu. Era para gravar a criança de três ou quatro anos que estava com ela. No caso, nós. Evidentemente que não falamos nada e só queríamos sair dali. Essa foi nossa primeira experiência com o rádio. Não foi das melhores, mas foi a primeira e, como dizem, a primeira experiência a gente nunca esquece.


O tempo passou... e passou muito tempo... até que conseguimos montar nossa primeira emissora de rádio: uma pequena rádio com alcance de cem metros, montada a partir de um projeto tirado de uma revista de eletrônica. Era um transmissor que funcionava a pilha, mas já dava para viajarmos na nossa imaginação. Eram programas de música, de comentários esportivos, de narração de partidas de jogo de botão e, claro, muita criancice. Costumamos dizer que, antes mesmo do surgimento dos canais do YouTube, já fazíamos o que os influencers faziam no começo dessa profissão. Só que era em uma emissora de cem metros de alcance.


E o tempo continuou passando e chegou o tempo das web rádios. Foi aí que nasceu a Rádio Califórnia, que possibilitou a concretização de um sonho de criança, que tem se tornado cada vez mais real, cada vez mais sério. Em plena pandemia, quando tudo dava sinais de que iria desmoronar no mundo inteiro, descobrimos essa possibilidade e criamos, ainda de forma muito amadora, a Rádio Califórnia. Inicialmente, tocava apenas música, e nossa ocupação era alterar constantemente a programação de forma a agradar ouvintes que não existiam. Acabou que trabalhávamos para nós mesmos. Mas já era uma experiência prática. Uma rádio com possibilidade de ser ouvida no mundo inteiro. E lá fomos nós e estamos indo a cada dia. Sempre tentando sair do lugar comum das emissoras comerciais em geral. Claro que pagamos o preço de ter uma audiência limitada, afinal, nossa programação musical não se curva às determinações do mercado. Somos muito seletivos.


Na busca pela criação de uma programação diferenciada, conseguimos nos filiar à associação responsável pelo credenciamento de imprensa esportiva em Minas Gerais e lá fomos nós para a realização de transmissões esportivas, ao vivo, dentro dos estádios de Belo Horizonte. Transmitimos, ao vivo, derrotas acachapantes dos times mineiros, mas também vibramos com grandes vitórias. E a Rádio Califórnia foi crescendo e se diversificando. Mas ainda hoje, com quase quatro anos de idade, ela continua buscando o se lugar. No espaço? Não! No seu coração.


E aí fica o convite a você que gosta de uma programação musical diferenciada, bem como de transmissões esportivas que saem desse lugar comum das rádios comerciais tradicionais. Vem com a Rádio Califórnia e, a cada dia, descubra as novidades que ela vai criando e colocando no ar. Sempre pensando em você.

Rádio Califórnia: porque os sonhos não envelhecem.